Segunda-feira: Dia internacional para começar a dieta!
Como emagrecer e permanecer magro
A obesidade é provavelmente um dos problemas de saúde que mais afetam as pessoas hoje em dia. Ser obeso significa estar no mínimo 20% acima do seu peso normal.
As pessoas obesas dificilmente levam uma vida normal. Enfrentam maior risco de morte prematura e de doenças coronárias, hipertensão, derrame cerebral, diabetes, câncer, complicações as cirurgias, além de problemas psicológicos.
Para emagrecer é necessário mudar os hábitos alimentares:
- Coma frutas e hortaliças em abundância.
- Evite massas, doces, frituras, queijos e leite tipo A.
- Ingira brócolis, repolho, cenoura, couve, couve-flor, pois têm baixas calorias.
- Faça, uma vez por semana, refeições só à base de frutas e sucos (abacaxi, melão e melancia), não ingerindo qualquer outro alimento. Você emagrecerá um quilo. Comece na segunda-feira; na outra semana, na terça-feira; na outra, na quarta; depois na quinta e sexta-feira. Você provavelmente perderá cinco quilos no mês.
- Faça do seu almoço a principal refeição, não se alimente após as 18 horas, a não ser de frutas e lanches leves.
- Entre as refeições, coma frutas como: abacaxi (1 fatia), pêra, banana, mamão (1 fatia) e kiwi.
- Seus intestinos devem funcionar todos os dias, portanto use muitas fibras, aveia, triguilho etc.
- Evite ingerir manteiga, leite integral, maionese e frituras.
- Evite refrigerantes. Prefira água-de-coco e sucos naturais de frutas sem açúcar, que fornecem minerais ao organismo.
- Coma arroz integral, feijão, soja e peixes.
- Beba 2 copos de água morna de manhã, em jejum.
- Durante o dia, tome de 6 a 10 copos de água mineral.
- Tome chá verde (Tea sinensis), substituindo a água, ele ajuda a
- emagrecer.
- Chá de carqueja e malva-santa (boldo nacional) ajudam também a perder peso.
- Faça caminhadas, ande pelo menos 40 minutos por dia. Lembre-se de que o exercício é a melhor maneira de controlar seu peso e livrá-lo da gordura, mantendo uma boa musculatura.
- Use prato pequeno, podendo repetir; porém, mastigue 15 vezes a cada porção.
- Vá ao supermercado de estômago cheio, pois assim você não comprará guloseimas.
- Faça massagens duas vezes por semana, com óleo de azeite puro, óleo vegetal ou vinagre de maçã. A massagem ajudará a perder peso, livrando-o da gordura localizada.
- Use menos de 1.000 calorias diárias.
- Use adoçante de stévia. Os adoçantes artificiais, segundo a Sociedade Americana de Câncer, podem ser cancerígenos e há estudos que os acusam de aumentar o apetite dos usuários.
- Se conseguir perder 5 quilos em um mês, você começará a ter sucesso.
- Depois de emagrecer, coma frutas que contêm pectina. Em muitas pesquisas, descobriu-se que, ao ingerir uma maçã ou laranja por dia, 10 a 30 minutos antes das refeições, ocorrerá a dissolução da pectina no organismo, formando uma massa viscosa e gelatinosa, que interferirá nos processos de absorção. Assim, ajuda as pessoas a não comerem excessivamente. Mesmo aquelas que já emagreceram devem cuidar para não voltar ao peso antigo, comendo uma maçã ou laranja (com a pelezinha branca), antes do almoço e do jantar.
- Evite beber líquidos durante as refeições. E melhor ingeri-los uma hora antes das refeições. Além de interferir na digestão, o líquido nas refeições pode colaborar com o aumento de peso, por dilatar o estômago, deixando-o maior.
- O lanche da manhã deve ser bem equilibrado. Por exemplo: aveia, cereais, frutas como maçã, banana, pêra, abacaxi ou melancia.
- Faça atividade física, exercícios de baixo impacto e longa duração, como andar cerca de uma hora por dia.
- As refeições não devem ser em meio agitado, mas em local tranqüilo e gradual, para que se possa sentir o que está ingerindo.
- Laxantes e diuréticos só devem ser usados prescritos por profissionais de saúde. Lembre-se de que as drogas aumentam a eliminação de lipídios, mas apresentam graves efeitos colaterais.
- O tecido adiposo (gorduroso) contém cerca de 18% de água e o tecido magro (muscular) cerca de 76%. A ingestão de diuréticos e laxantes podem causar perda maior dos líquidos do tecido magro e não do gorduroso, causando desidratação.
- Excluir da alimentação as massas, pizzas, queijos, açúcar branco e sobremesas doces.
UFA!
Boa Sorte e …
Saúde!